08 junho 2007

interação

gosto de muitas palavras, mas tenho predileção por algumas. uma delas é o verbo interagir. é um verbo que reúne uma significação complexa, pois supõe pelo menos dois sujeitos realizando uma troca, dispostos a ela, em uma ação que deve buscar algum tipo de equilíbrio.

agora o Alex Primo está lançando, pela editora Sulina, o livro “Interação Mediada por Computador”. Alex, que tem mestrado em Jornalismo pela Ball State University (EUA) e doutorado em Informática da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é meu colega no Programa de Pós-Graduação em Comunicação em Comunicação e Informação da UFRGS. coordena o LIMC (Laboratório de Interação Mediada por Computador) e tem realizado e orientado pesquisas bastante sérias sobre este campo da comunicação. acompanhar o seu trabalho tem sido particularmente instigante para mim, pois tenho grande interesse por tudo que diz respeito à sociabilidade que se estabelece nas redes.

o livro está sendo lançado na semana que vem, no encontro da XVI Compós, que ocorre na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. vou apresentar na Compós um trabalho no GT de Jornalismo, no qual sempre acontecem excelentes debates. mas também vou encontrar bons amigos, tomar bons vinhos e ainda ver o Alex dançando a música estilosa (de tão cafona) que eu e a Adriana escolhemos para ele, na festa de encerramento que vai ter a Adriana como DJ. a vida tem me dado alguns presentes, e entre eles estão pessoas que, com inteligência admirável, misturam a capacidade de pesquisar seriamente e um humor delicioso. isto é interação. mediada por computador, na maior parte do tempo. ou presencial, e às vezes ao ritmo dos anos 70.

9 comentários:

Adriana Amaral disse...

ha, faltou botar o link da música dele....rs

UrubuMaroto disse...

eu já havia avisado ao Alex que estava enciumadésima com a puxação de saco dos orientandos (e exes) empesteando a blogosfera e por isso ao encontrá-lo em Curitiba ia mostrar a língua e chamá-lo de feioso. Agora, que a coisa extrapolou para os blogs dos colegas, prometo também passar o pé nele em plena pista de dança.

Telejornalismo Fabico disse...

*




isso tá uma vergonha.
é lobby pra todo lado.
o cara já se achava, agora nunca mais vai ficar perdido.

Suely, quando ele cair, chuta por mim, tá?



*

Thelma disse...

Marcia
Também gosto da palavra interaçao...e também me interesso pela sociabilidade da rede.
Qual é a editora do livro do Alex Primo? Será que encontrarei o livro no Réééécife?

Thelma disse...

Ah, desculpa...vi agora que o livro é da Sulina.

Thelma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia disse...

Adriana, que sucesso, hein? vou precisar de uns dois absintos pra encarar esta festa. piu piu.

Suely, deixa pra dar a rasteira depois da performance na música do Santa Esmeralda, por favor. :P

Xon, o que a gente não faz pelos amigos, néam?

Thelminha, você vai encontrar lá na Livraria Cultura. no Réééécife. se a Cida te deixar entrar numa livraria, entre um bar e outro. :(

Reges Schwaab disse...

a festa, quer dizer... a compós promete. já terminei a mala. embarco amanhã. assim sento bem na frente prá ver as apresentações.

MC disse...

depois sou eu que puxo o saco :P

essa performance de santa esmeralda promete hahahahahaahah