08 outubro 2007

a TVE não é da Yeda

nunca um governo gaúcho foi tão longe na incompreensão do que seja seu papel de guardião do que é público, em especial no que diz respeito à Fundação Piratini (TVE e Rádio FM Cultura). respeito, por assim dizer, não é uma palavra que esteja na ordem do dia para a governadora Yeda Crusius: nem respeito pelo passado, nem respeito pelo futuro.

que compromissos esta governadora está tentando cumprir ao enviar à Assembléia Legislativa o projeto de lei que transforma a Fundação em uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), não sabemos, mas podemos deduzir. se for transformada em OSCIP, a Fundação passará a ser gerida “pela sociedade civil” e seu patrimônio ficará numa espécie de limbo – não será público, nem privado. o que vai acontecer com os funcionários da Fundação? ninguém sabe, mas se pode deduzir. o que vai acontecer com a programação? ninguém sabe, mas também se pode deduzir.

fruto do descaso de sucessivos governos, o estado de sucateamento da TVE e da FM Cultura se reflete nas possibilidades concretas de oferecer uma programação de maior qualidade e maior alcance. ainda assim, é inadmissível que um governo desista de cumprir seu papel, abandonando um compromisso histórico, e passe como um trator por cima de um patrimônio que não é seu e não é de seu partido. a TVE não é da Yeda. a TVE não é do PSDB. a TVE não é sequer dos deputados estaduais que estão na Assembléia, eleitos para representar os gaúchos. a frase é clichê, mas a TVE e a FM Cultura são um patrimônio público dos gaúchos.

clique aqui para assinar a petição online contra o projeto que Yeda está enviando à Assembléia. assine, divulgue, esperneie. a TVE não é da Yeda.

8 comentários:

Reges Schwaab disse...

os governos são tão burros, mas tão burros a ponto de ignorarem que a TVE chega com sinal excelente em 70% do estado.

junto com a secretaria de meio ambiente, dá para fazer a contabilização prá ver onde mais teve dança das cadeiras. olha que tá meio empatado.

um fio de esperança é que a petição tá correndo on line, já recebi de três pessoas. tomara que continue assim.

Anônimo disse...

e a petição em favor da proposta da governadora?

tá, desculpa, mas eu não pude resistir.

Maroto disse...

governadora com nome de miss, dá nisso

Rosamaria disse...

tô lá. eu e uma amiga que estava aqui. já dei pra ela assinar a que tem no meu blog.

Telejornalismo Fabico disse...

*




tenho carinho especial pela tve.
trabalhei lá, conheci pessoas excepcionais, cresci.

a luta sempre foi contra o descaso.
o governo pmdebista do britto já tinha assinado a sentença de morte com a privatização, mas um erro de percurso - ele perdeu a reeleição pro pt - reverteu o processo.

bem o mal o pt reequipou a fundação. mas sem investimento pra manutenção, tudo sucateia em um ano.

yeda é a figura anacrôncia do economista preso a teorias que não existem mais, a ideais calcados no estado norte-americano que não existem mais.

mercecia uma punição lenta, fervendo em óleo de peroba, pelo mesmo número de anos que seus estragos serão sentidos por aqui.

e sem direito a jimo cupim naquela cara de pau.




*

Graziana Fraga dos Santos disse...

ja tinha recebido por email, assinei e passei a diante.

e ainda teremos alguns anos mais pra aturar as barbaridades desta mulher, é o fim da picada :S

Carlos Eduardo Carrion disse...

J� assinei a peti�o.
Aproveito o espa�o para dizer:
A respeito do Che. P� gente, eu at� disse que ele era bonito, carism�tico, sonhador, simp�tico. Querem mais. Eu at� tinha inveja do seu sucesso com as mulheres. Querem elogio maior!!
Quanto a TVE, acho que este desmantelamento v�m a muito tempo.
Brito(desmontou muita coisa), Ol�vio (tinha tr�s pacientes que trabalhavam l� na �poca, o regime era stalinista, v�rios talentos foram, ou para a rua, ou para o ostracismo. O Rigotto deixou o processo de deteriora�o prosseguir. Agora...
O que a gente pode concluir � que ningu�m quer a imprensa fora do seu controle, seja quem for e de que lado for.
"A opini�o dos outros n�o pode ser manejada a n�o ser por mim, que sei o que � certo".
Carrion, o opini�tico

CoenEmilio disse...

Pois é blogando que nem beija flor aloprado... E tu idem. Fico feliz de te reencontrar. Dúvida, como tô meio por fora dos gauchismos, quê que significa: pinta patife??
Bjs e vou te acrescentar nos meus links.