12 julho 2008

inimigo na trincheira

estão todos com saudade da Ellen Gracie na presidência do Supremo Tribunal Federal, como eu? o que será que acontece com Gilmar Mendes, o presidente do maior tribunal do Judiciário brasileiro, quando suspende a decisão de outro juiz e manda soltar o banqueiro Daniel Dantas?

que é legal, ninguém duvida. é para isso que o STF serve: para decidir sobre recursos em instância superior. que é legítimo e dentro da constitucionalidade de um Estado de direito, ninguém duvida também. se é ético, se é digno, isso sim podemos perguntar.

de nada adianta a Polícia Federal, o nosso FBI tupiniquim, e a Justiça tentarem fazer o que lhes compete, se nas camadas superiores um outro juiz favorece o suspeito. neste caso, vale lembrar, um suspeito bastante incomum e em situação privilegiada.

para completar, Gilmar Mendes critica o juiz federal Fausto Martin de Sanctis, que decretara a prisão preventiva de Dantas, acusando-o de insurgência contra o STF. rapidamente, mais de cem juízes assinaram um documento defendendo a autoridade de Sanctis. Gilmar Mendes mandou cópias de sua decisão, com críticas a Sanctis, à Corregedoria Geral da Justiça Federal e ao Conselho da Justiça Federal. era só o que faltava, neste país imerso na lama: quem é correto e competente passar a ser investigado por ser correto e competente.

volta, Ellen. volta. plis.

2 comentários:

ROSA E OLIVIER disse...

"eres como la noche, callada y constelada."...!?...

Saluto mille!

Maroto disse...

enquanto o judiciário se diverte brincando de encontrar o máximo de interpretações possíveis para cada lei, o legislativo se esbalda em inventar um número cada vez maior de leis. Du-vi-de-o-dó que tu aches um país com dois dos três poderes tão produtivos quanto os nossos.