28 janeiro 2007

Politburo tupiniquim

já tinha lido sobre isso, e hoje vi um post no blog da Adriana. não posso deixar de comentar as decisões do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) sobre os Jogos Pan-Americanos que acontecerão no Rio em julho. não tenho subsídios para avaliar as políticas de esporte, que envolvem hoje muito dinheiro e muito poder. mas me sinto razoavelmente competente para opinar sobre jornalismo e informação.

a organização do Pan instituiu restrições a atletas, dirigentes e jornalistas. durante os Jogos, os atletas não poderão manter blogs, videologs ou fotologs. a preocupação, fica evidente, é com os textos e imagens que podem circular e fugir ao controle do Comitê e dos patrocinadores.

sobre as restrições aos jornalistas, é ainda mais complexo. seis emissoras de TV (Band, Globo, Record, BandSports, ESPN-Brasil e SporTV) e três emissoras de rádio (Rádio Bandeirantes, Rádio Itatiaia e Sistema Globo de Rádio) detêm o direito de exibir os Jogos. para proteger este direito, o Comitê decidiu que os sites jornalísticos não podem produzir conteúdo próprio, sendo obrigados a reproduzir as imagens que forem liberadas pelo Comitê: 15 minutos de imagens selecionadas sobre as provas do dia, que serão distribuídas aos sites. você pode pensar “bem, mas direitos são direitos”. sim, mas o fato é que o UOL tentou comprar estes mesmos direitos. o COB recusou a oferta, com o argumento de que não haverá comercialização para a internet.

em nota oficial, o Comitê de organização diz ainda que “permitirá aos sites credenciados a gravação das entrevistas coletivas de imprensa”, mas estas “só poderão ser veiculadas seis horas depois de ocorridas”. seis horas. seeeeeeis horas.

as decisões do COB colocam em relevo dois assuntos polêmicos: a liberdade de expressão propiciada pela internet e o acesso à informação jornalística. se um burocrata proíbe a atualização de um blog, eu não posso lhe dar menos que o meu desprezo. o princípio fundamental da internet é a liberdade de postar informações e opiniões, em um processo auto-regulatório que ainda está longe de ser compreendido pelas mentes mais autoritárias. na internet temos de tudo. o que há de melhor e o que há de pior está na internet, pois a rede reproduz os interesses, talentos, delitos e preconceitos da humanidade. há sempre quem queira controlar com mão-de-ferro este ambiente virtual, e a história provará que suas tentativas serão um fracasso.

quanto ao jornalismo, não sei em que mundo estes burocratas vivem, mas certamente não é no meu. faz muito tempo que deixei de ter a televisão como principal fonte de informação. há anos busco nos sites com credibilidade o que desejo saber. concordo que cobertura jornalística é coisa para profissional. concordo com o credenciamento de jornalistas profissionais, pois são eles que devem fazer jornalismo. porém, quem desconsidera os sites jornalísticos como veículos de informação está precisando estudar um pouco, ler mais e ter uma mente mais contemporânea. na própria internet estes burocratas poderão encontrar excelentes artigos, teses e dissertações sobre a questão — se souberem o usar o mouse, claro.

o “centralismo democrático” deste Politburo tupiniquim é mais uma demonstração de que certos gestores brasileiros não estão à altura de seu povo nem de seu tempo. são pessoas que simplesmente vivem fora do tempo. deveriam ser processados por todos os internautas por incompetência e por abuso de poder. e por nos fazer passar vergonha.

16 comentários:

Carmencita disse...

Que coisa, né?
Onde já se viu excluir desse evento a elite do jornalismo?!

Um grande beijinho!

Marcia disse...

Carmencita, honeyzinha. só mesmo uma rainha como você poderia compreender a dor que transtorna nossos pobres e injustiçados corações.

muitos beijinhos!

Carmencita disse...

Você é um doce, gema rara - fios de ovos.

Um grande beijinho!

Marcia disse...

minha rainha, eu sou canibal. adoro docinhos de ovos, omelete, ovinho de gema mole. e fios de ovos, ai que rico!!!!

quase botei um ovinho agora.

Thelma disse...

Este diálogo acima é amistoso mesmo?!? Pinta, posso preparar o meu trator aqui - para aplanar a pontiaguda Iberia.
Sobre os Jogos Panamericanos, parece que a organizaçao se aproxima ao gangsterismo mafioso da Russia atual. Desastre.

Carmencita disse...

É amistoso, sim. Mas também vale pontos no campeonato. Felizmente, para delírio da galera, a Marcibennética tem uma atuação impecável como bandeirinha branca da paz.

A propósito, Thelminha. Você está muito bem no papel de empregadinha de novela das 9.

Um grande beijinho!

Anônimo disse...

As decisões do COB combinam muito com a elegância do seu Nuzzman. Empertigado em seus ternos impecáveis, ele nem deve ter dado ouvidos a sua bela mulher, a jornalista Marcia Peltier. Foda-se o PAN!

Telejornalismo Fabico disse...

*



terninhos, como lembra o cristofoleti, que devem ser financiados com as milionáris verdas que a caixa e a petrobras despejam na confederação.
ou seja: o dinheiro público financia mister nuzzman, mas a informação que ele produz não é pública.
estamos bem, realmente.



*

Maroto disse...

eu só não tenho a mesma confiança de que a internet vai aguentar tanta pressão por parte das mentes autoritárias - tupiniquins e de mais além.
Tomara que seja só porque ainda é de manhã e isso me deixa muito pessimista

Marcia disse...

Carmencita, minha rainha. nunca imaginei que vc teria preconceito com as empregadinhas de novela das 9. assim vc parte meu coração.

Thelminha, como vai o tempo em Madri? ainda aquela neve que me dá a mais pura inveja?

Christofoletti, a Peltier, pra ser uma boa jornalista, teria que copiar menos textos sem dar a autoria. you know. :P

Xuxu, no final é sempre isso. quando amarra as pontinhas, lá estamos nós, pagando a conta.

Marcia disse...

Urubu, está um ventinho bom aqui na minha janela. e eu tenho esperança, porque no fundo sou anarquista. :P

Carmencita disse...

Eu sou um poço de preconceitos. Não tenho pruridos em dizer isso.

Mas se você não está contente com as minhas visitas...

Um grande beijinho!

Adriana Amaral disse...

estou ficando por demais pessimista como a urubu e achando que alguma coisa muito ruim vai acontecer...

Anônimo disse...

Neném, você está D*E*S*I*N*F*O*R*M*A*D*A!!!!!!!!

O Politburo da extinta URSS era muuuuito mais competente e inteligente que o COB... ;)

Anônimo disse...

Cá prá nós, esta menina sabe escrever e por pra fora as idéias que a gente começou a pensar.

Vini disse...

bah, metendo esse pau no COB não vai rolar ingresso grátis pra vcs da imprensa, to avisando...hehehe