30 abril 2007

na cama com ma che donna!

uma certa Urubu me passou a tarefa de listar os personagens da literatura que eu levaria para a cama. bem, eu sou um pouco tarada, então de saída eu levaria muitos, embora não ao mesmo tempo para não gerar debate literário, pedidos de aparte ou questões de encaminhamento do tipo “companheiro, está demorando muito, agora sou eu”, essas coisas. como este é um blog patife e quase sem critério, eu traçaria estes:

1. Drácula, de Bram Stocker. para quem me conhece, esta é uma escolha óbvia. consciência de si, destino, vontade, perversão e poder sexual. tudo de bom, mesmo com o risco da imortalidade notívaga. sem contar o estilo. ah, o estilo.

2. Petrucchio, de Shakespeare. é, aquele que transformou a insuportável megera Catarina numa escravinha dócil, submissa e feliz. ele foi um pouquinho rude, é verdade, mas não podemos negar que lhe sobrou personalidade. eu mandava ver sem perdão.

3. Meursault, de Camus. puro hedonismo e negação não vitimizada de deus. a Adriana diz que ele fala demais. mas nada que uma boa mordaça não resolva. há também vários modos de ocupar aquela boquinha existencialista.

4. Alex Portnoy, de Philip Roth. sarcasmo comendo até o osso. suas confissões sexuais para o analista e o mundo interior que se abre são muito excitantes. o cara é um devasso. pode entrar.

5. Philip Marlowe, de Raymond Chandler. o detetive durão que mapeia a sala com o canto do olho, protege “a pequena” e segura o sentimento no nozinho da garganta. ui ui ui.


há muitos que eu não encararia, mas vou citar só um. este, nem com um estilete no meu pescocinho de pinta:

o jovem Werther, de Goethe, que começa a sofrer já no título. detesto este povo sofredor. que porre, não?

19 comentários:

Anônimo disse...

Não vale pinta. Eu já tinha escolhido o Drácula para a lista que irei fazer... Abs

Adriana Amaral disse...

hehehehe o problema é q mersault é muito interessante, mas ah.. já tive minha cota...rs

Anônimo disse...

Agora fiquei com vontade de ler as últimas 12 páginas do Complexo de Portnoy, que eu nunca li. Cheguei ao final já de saco cheio do personagem, mas o livro é ótimo. Talvez eu termine.

Maroto disse...

Pintou com o maior estilo.

Carlos Eduardo Carrion disse...

Marcinha, e o Petronius e o Casanova. Qualquer um dos dois era refinado, devasso, culto e, imagino eu, sabia o que fazer nos tálamos do pecado.

Penkala disse...

eu não sei na literatura, mas no cinema eu teria problemas em fazer uma lista dessas. e, olha que coisa, o drákula estaria na lista também. um conde gary oldman, claro. com cartola e óculos azul redondo.

TARCIO OLIVEIRA disse...

Pinta intelectual é outra coisa!
-
Não tem bicada pra nenhum personagem da literatura tupiniquim nesse poleiro?
-
Beijos nas asinhas soltas.

Anônimo disse...

divertidíssima a sua lista, adorei.;0)

Anônimo disse...

pensei que fosse rolar um homosexualismo light...

Anônimo disse...

heheheh... gostei, marcia... gostei... ri um monte...

Telejornalismo Fabico disse...

*


Drácula, Philip Marlowe e Meursault freqüentaram muito minha cama.
Petrucchio por um breve período.
Alex Portnoy não foi convidado.

mas Drácula e Marlowe são assíduos.
Marlow quase sempre, é O cara.

agora, bundão como o Werther, li no ônibus mesmo. não merecia espaço nobre.




*

Chawca disse...

Não conheço dois dos citados,,, preciso ler mais,,..,,

Unknown disse...

Tenho certeza que todos eles adorariam ir pra cama com uma Pinta tão cheia de idéias!!

:))

Unknown disse...

desculpa minha ignorância, não conheço a maioria desses aí, mas tô com penkala, seria difícil fazer uma lista dessas no cinema!

FELICIDADEetrist... disse...

Ai, Marcia, adorei sua lista!!! Mas nenhum personagem brasileiro apareceu, né?? Não há um só que vc levaria para a horizontal ou quetais?? beijos! Lu

Mariana Mesquita disse...

Pinta, acho que foi tu quem andou fazendo um blog com os textos opinativos de alunos. Achei ótimo e queria mostrar aos meus. Manda o link? Beijo.

Eu não sei, você sabe? disse...

Oh!!! Pinta, eu me recolho em minha ignorança...talvez conheça um desses citados...

Gosto tanto de livros mas não consigo ler nem metade do que pretendo, acho que no fundo sou preguiçosa e sobretudo apaixonada pelo objeto livro, e suas orelhas...
beijo, obrigada nobre audiência em meu blog:)
Tita

LU K. disse...

Pois é, Marcia! Nenhum brasileiro na lista? Bueno... vou dar uma pequena lista made in Brazil e qdo der, faz uma aí!

- Escobar (de Dom Casmurro, Machado de Assis): mais bonito, mas envolvente e menos "depressivo" e "inseguro" que Bento (e claro, ao menos não foi ele q levou o par de chifres de Capitu).

Pedro - o índio missioneiro de "Ana Terra" (Érico Veríssimo) - ao menos parecia dotado de grandes atributos. Estilo meio ingênuo, daqueles q dá em cima mas se faz de desentendido. Mas capaz de empolgar e tirar do sério qq mulher: alguém lembra de quando ele surgiu próximo a uma cachoeira na série da tv?

- Quincas Berro D'água- militante comunista e, como quase todos os grandes personagens de Jorge Amado, extremamente mulherengo. É apelidado de "Berro D'Água" por ter o costume de, depois de beber um número enorme de copos de cachaça, gritar "Epahei!, saudação de Iansã. Mulher gosta de mulherengo...

- Martim Soares Moreno (Iracema, de José de Alencar) o colonizar português boa pinta que é meio chegado em índias de lábios de mel. Foi contra as regras e os votos de castidade... também, com todo aquele fogo...

- Cassi Jones (Clara dos anjos, Lima Barreto) - esse é do tipo q as mulheres dizem detestar, mas todas dão um dedopor uma noite. Cassi é um jovem branco, ignorante e torpe, que usa este sobrenome porque, supostamente, se diz descende de um nobre inglês. se acha um pouco demais. se faz de inglês, enquanto não passa de um tratante. mas ok... afinal a pergunta é a questão é "levar pra cama"

Luci Lacey disse...

Oi Marcia

Tambem nao conheco todos, tai um bom motivo para ir pesquisar.

Mas o Dracula, so gosta de pescoco minha amiga, nao perca tempo rsrsr

Beijinhos