03 abril 2007

os arrogantes

quero falar, talvez de modo desordenado, sobre um tema que atravessa minha vida há muito tempo: as personalidades tidas como “arrogantes”. tenho ouvido com freqüência, nos últimos dias, a expressão “arrogância intelectual”. ela vem sempre acompanhada de um tom que me inquieta – pejorativo, ressentido, emitido com desprezo.

vivemos em um mundo altamente hipócrita, em que apenas fingimos estimular a opinião e o debate de idéias. na verdade, em geral não suportamos o embate da argumentação. não apenas porque não suportamos a idéia de que nossas certezas não passam de hipóteses relativas. mas também porque não suportamos a idéia de autoria, de sujeito que cria, propõe e desestabiliza.

vivemos imersos em uma grande contradição. de um lado, percebemos a nós mesmos como sujeitos singulares, dotados de inteligência e capacidade inventiva. de outro, negamos ao outro esta mesma singularidade. porque é a capacidade inventiva dele, é o olhar dele que pode nos desestabilizar. e quem quer ter suas crenças postas em xeque, em um mundo de limites já tão tênues onde mal sabemos nos movimentar?

a noção de alteridade, tão cara à filosofia, à psicologia e à linguagem, é o eixo da existência. o fato é que não sabemos lidar com ela. embora eu esteja fazendo uma generalização grosseira, habitualmente não sabemos lidar com o outro. não lhe damos lugar. todo lugar discursivo é nosso, o outro tem direito apenas a uma voz concordante em nosso discurso. parece óbvio que seja assim, em uma sociedade acostumada a reiterar o mesmo e temerosa do que é diferente.

quando o outro se levanta e diz o que não queremos ouvir, diz o que nos incomoda, diz o que consideramos absurdo, intolerável ou mesmo ofensivo, somos obrigados a sair de nosso tedioso e confortável lugar e ir em busca de um argumento. no mínimo, somos obrigados a reconhecer que existe alguém pensando diferente de nós – no mínimo, somos confrontados com a visão desagradável de que o que pensamos não é consenso e talvez não seja “a” verdade.

há muito tempo eu aceitei um traço peculiar de minha personalidade: gosto das pessoas tidas, pela maioria, como “arrogantes”. vejo nelas a coragem da autoria. vejo nelas a ousadia de, mesmo correndo o risco do equívoco, formular um pensamento complexo, fortemente argumentado, e ir até o fim na busca de novas certezas. gosto quando alguém se contrapõe a mim e me desestabiliza. não tenho medo destas pessoas, nem de seu tom incisivo, nem de sua capacidade criadora. acho que o fluxo do mundo depende é destas pessoas, e não daquelas que não se arriscam a expressar um gosto, uma opinião, um ponto-de-vista.

é evidente que o debate exige tolerância. mas não confundo tolerância com aceitação de argumentos inconsistentes. se não aceito um argumento, não sou obrigada a tolerá-lo, é meu direito contestá-lo. talvez seja mesmo minha obrigação, parte de minha honestidade intelectual. por isso eu gosto dos debates quentes e não vejo nenhum problema neles. não me incomodo com pessoas cheias de opinião, que falam na primeira pessoa e arriscam a própria pele. me incomodo, é claro, com os grosseiros de plantão que, sem argumentos, partem para a mera desqualificação do interlocutor. se eles percebessem o quanto isso diz sobre eles mesmos, talvez se abstivessem do vexame.

a tal “arrogância intelectual”, que seguidamente é interposta como desqualificadora de uma idéia, é vazia de sentido. ora, tudo que dizemos advém do que pensamos, e tudo que pensamos é intelectual. não importa nosso nível de formação. quero deixar claro que não estou fazendo uma defesa, aqui, da arrogância que impõe o que é certo e o que é errado – isso é exatamente o que eu abomino. estou questionando o que as pessoas normalmente classificam como arrogância apenas porque diverge do que elas pensam.

paradoxalmente, as pessoas que trazem mais risco para o mundo não são as “arrogantes”, mas precisamente as que se furtam a ter qualquer opinião. primeiro, porque nunca conseguimos compreender exatamente o que estas pessoas desejam, pensam ou do que são capazes. segundo, porque estas, sim, não estão habituadas ao exercício da alteridade. não sabem ouvir o outro, não lhe dão crédito, não lhe dão lugar. não apostam na capacidade inventiva de ninguém. estas, sim, são as verdadeiras arrogantes: auto-suficientes, autocentradas, ególatras. as que se escondem, as que dissimulam, as que se perdem na multidão são as que me causam verdadeiro horror. mas estas nunca se vêem como arrogantes. “arrogante”, como sabemos, é sempre o outro.

31 comentários:

Carmencita disse...

"gosto quando alguém... me desestabiliza."

Que tal escrever também sobre masoquismo?

Um grande beijinho!

Maroto disse...

eu absolutamente detesto as pessoas arrogantes, mas porque uso esse adjetivo no sentido daqueles que (como diriam meus alunos) 'se acham', ou seja, pensam melhor de si do que deveriam. Assim, arrogante não é quem confronta, emite, discute - esse pra mim é o bom interlocutor, não gosto de falar com as paredes - mas quem pensa que sabe mais, é mais importante, mais bonito, mais seja-o-que-for que o outro sem que haja motivo para tanto.

Marcia disse...

Carmencita, minha Rainha, mas isto é para consumo privé. :P

Urubu, não é destes que estou falando. obviamente.

Anônimo disse...

Eu também gosto desses "arrogantes" com posiçao firme e que para fazê-los mudar de idéia há de se ter um argumento muito embasado.

Excelente texto, pinta!

Telejornalismo Fabico disse...

*



não só concordo com cada palavra do teu texto, como me vi descrito nele. não nego ser arrogante na forma de pensar - muito distante de ser na forma de agir.

isso não é problema pra mim, porque quando passo dos limites, sempre tem um tubarão que me mostra o quanto sou sardinha. o problema, pra mim, são os covardes, que por medo, preguiça, dissimulação ou deficiência, sobem no muro e acusam tudo o que vêem, dedo em riste, como verdadeirso juízes. nunca sabemos o que eles realmente pensam, mas sabemos que eles são os primeiros a condenar, em alto e bom som, quem não pensa como eles.

gente incapaz de formular uma idéia original, de mostrar que tem personalidade pra assumir o que diz. vive nos conformes, anda nos conformes, sente nos conformes. não sei se é temor de se descontrolar ou de se descobrir vazio.

e até na hora de matar, se apóia no grupo - assim como as hienas -, que é pra dividir a culpa e se sentir conformado outra vez.

pra pensar e agir, eu gosto de parcerias seletas, as que se destacam na multidão.

quem gosta da massa ignara é vendedor de pipoca.





*

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Lembro-me de quando criei coragem pra fazer terapia. Depois de vencer meus preconceitos fui procurar o cara e minha maior motivação pra isso foi um certo desconforto em lidar com minha arrogância. Na terapia, aprendi a compreender melhor algumas coisas e, principalmente, compreender a mim mesmo. E foi aí que a coisa pegou. Compreendendo mais a mim mesmo, passei a me admirar mais ainda e minha arrogância foi a mil. O único jeito foi me dar alta.

A arrogância tem cura, sem precisar morrer. Na verdade a arrogância se controla e pode ser absolutamente não maléfica, se ela se restringir mais ao pensamento e menos às atitudes. Um pouco nessa linha do que disse o Sean.

O arrogante do pensamento, aquele que luta por suas idéias, opiniões e convicções, este me agrada muito. O que incomoda (e o que eu tento não ser) é o arrogante das atitudes. Aquele que gosta de se impor, principalmente sobre os menos favorecidos. Aquele que humilha a caixa do supermercado ou o vendedor de pipoca.

Gostei muito do seu texto. Concordei com muita coisa. E assino junto quando você diz que “o debate exige tolerância. mas não confundo tolerância com aceitação de argumentos inconsistentes. se não aceito um argumento, não sou obrigada a tolerá-lo, é meu direito contestá-lo”.

Mas é na aceitação do argumento adverso, na opinião contrária que está a grande sacada. É quando você consegue vencer sua vaidade e admitir que, depois daquela discussão ferrenha, o outro cara é que estava certo, aí sim você cresceu, você virou uma pessoa melhor do que era antes, há 3 minutos atrás.

Acho que isso só se consegue com a maturidade. E isso não tem nada a ver com a idade. Cada um amadurece no seu momento. Com 18 ou com 40 anos. Algumas pessoas, nunca.

E é amadurecendo que a gente consegue perceber que está evoluindo. E se está evoluindo, quer dizer que, em algum aspecto, a gente é melhor hoje do que era ontem. Ou seja, em algumas posições a gente estava errado, ontem. E se está evoluindo, quer dizer que, em algum aspecto, a gente será melhor amanhã do que é hoje. Ou seja, em algumas posições, a gente está errado hoje. A gente pode até não saber em que, mas está errado.

Por isso, uma forma de dominar a arrogância e fazê-la trabalhar a nosso favor, é trocando todas aquelas frases que a gente inicia com um “tenho certeza que...”, por “tenho muita convicção de que...”.

E se a nossa vaidade ainda não nos permite fazer isso com as pessoas, façamos, ao menos, com a gente mesmo. Já é um começo.

Ana disse...

Adorei tudo o que tu falaste, Pinta! Concordo com cada palavra! Me empenhei muito em ter filhos "arrogantes", na medida certa, sabendo discutir e fazer auto-crítica. Odeio vaca de presépio e admiro quem se posiciona e defende seus pontos de vista!
Show de bola!

Anônimo disse...

Neném, quer se casar comigo, virar galinha e botar muitos ovinhos?!??! ;)

Prá variar, concordo com você. Gente que vive como rebanho amparado em um só credo infalível, inquestionável, imutável, seja um credo sócio-político-religioso ou o próprio nariz é que está sendo arrogante. Arrogante com a natureza e a aleatoreidade que lhe presentearam com cérebro cujo dono insiste em não exercitar.

O que Arnaldo expressou é muito verdadeiro, em minha opinião (para não soar arrogante, claro! hahaha!). O problema desta novela toda é ter maturidade, tranquilidade, serenidade na hora do "vamo vê", na hora em que o fogo está queimando as ventas, quando o instinto mais básico é quebrar a cara de seu debatedor. Nessas horas, ponderar que ele pode estar certo e você errado... ahhh... aí é que a porca torce o rabo!

É muito fácil vir aqui e escrever que concordo com os argumentos, mas como dito acima, a atitude é que são elas!! Especialmente quando a adrenalina sobe...

Então eu como animal inferior que sou (pero no mucho), admito que já dei porrada até quando sabia que estava errado e admito também que isto pode voltar a acontecer (o que não quer dizer que eu não lute pelo contrário).

Ahh... este comment está ficando longo demais e a verdade é que eu estou sempre certo e todo mundo errado!! ;)

Beijo,

Lu disse...

Adorei o texto. Estranhamente isso está na minha cabeça há alguns dias, acredito que por algumas situações que estou passando. Até pensei em escrever algo, mas lendo teu texto, não preciso mais. Tudo dito.... bem dito.

Adriana Amaral disse...

eu ia escrever alguma coisa sobre o culto à mediocridade, mas tu pra variar, já escreveste algo muito superior... e viva esse tipo de arrogante!!! bjo

Anônimo disse...

Grande texto pinta. As pessoas preferem falar mal das outras e se refugiar em seu próprio comodismo, do que tentar aprender. Quando eu tenho preguiça de debater alguma coisa e meus argumentos foram pro espaço, é bem mais fácil atestar que a outra pessoa é uma mala intelectualóide, heheh

Abs

Vivien Morgato : disse...

Eu gosto de discutir, gosto de conversar. Me entendio rápido e , em especial com dois tipos: quem não se arrisca e sempre concorda com tudo e quem não ouve ou tem a escuta tão contaminada que ouve partes do argumento.
Acho que se arriscar, debater e discordar podem ser incrivelmente ricos, se a tal escuta não estiver, de pronto, contaminada e abarrotada com pressupostos que, por vezes, nem estavam na fala do fulano.
Muitas vezes já discuti com pessoas que não me ouviam, mas ouviam seus próprios argumentos. Ai eu durmo, né?

Carlos Eduardo Carrion disse...

Já eu não tenho problema com estes "arrogantes", nem me importo com eles. Eu sei que EU TENHO SEMPRE RAZÃO. Prá que então gastar pólvora em chimango?
Carrion, cara que está quase a ser deificado.
(Total, se santifica gente todo o dia. Eu sou a favor da tese. Ou nos humanizamos todos ou divinização para todos)

Anônimo disse...

gostei... sua arrogante!! kakakaka

Marcia disse...

Cidinha, estes são os melhores. são os que impedem que nossa inteligência morra de tédio. :D

Xon, adivinhe o que fez meus olhos de pinta brilharem, em primeiro lugar.

Arnaldo, eu fui fazer terapia para curar minha prepotência. ainda não consegui, mas arrogante que é arrogante não desiste facilmente. :P
e concordo contigo: se tem algo que eu abomino é gente que humilha os que estão em desvantagem, seja lá qual for a situação.

Ana, vaquinha de presépio eu não gosto nem em presépio.

Little Lion, se continuar concordando comigo, eu não caso. :~~~~

Lu, deixa disso. escreve, sim, senão não tem graça.

Lady A, tu também. escreve lá. mas que coisa. :(

Maitê, o argumento de quem não tem argumento é sempre desqualificar o oponente. bem fácil de identificar, e bem difícil de combater.

Vivien, eu me entedio mesmo é com quem faz joguinho. de-tes-to.

Carrion, eu também acho que tu tem razão. dizem que a gente não deve contrariar. :o

Rogerio, não espalha, pô.

Eu não sei, você sabe? disse...

Que texto bom!

Daqueles que te cutuca e te manda pensar algo. Mas pensar e não falar se ser arrogante e dissimulado?
Ih, deu tilt.

Anônimo disse...

Eita mulé arretada! Matou a pau, de novo!
:-)

Rosamaria disse...

pinta, como sempre tu mata a pau, como disse o Raimundo Pajeu.

ontem, mexendo numas coisas, achei um recorte de jornal e lembrei que tinhas postado sobre os arrogantes e eu não tinha tido tempo de comentar. também não tem a ver com "arrogância intelectual". é do Paulo Coelho, da coluna MAKTUB, da Folha (antigo, né?):


NÃO SEJA HUMILDE COM OS ARROGANTES

Mestre e discípulo conversavam numa esquina, quando uma velha os abordou:
"Saiam da frente da minha vitrine!", gritou a velha. "Vocês estão atrapalhando os fregueses." O mestre pediu desculpas e mudou de calçada.

Continuaram a conversa, quando um oficial aproximou-se.
"Precisamos que o senhor se afaste desta calçada", disse o oficial. "O conde irá passar por aqui daqui a pouco".

"Que o conde use o outro lado da rua", respondeu o mestre, sem se mover. Depois virou-se para seu discípulo:

"Não esqueça a lição de hoje à tarde", disse. "Jamais seja arrogante com os humildes. E jamais seja humilde com os arrogantes"

Anônimo disse...

Heyas Ive just found this site[url=http://www.businessmom.net/index.php?do=/public/user/name_James128/].[/url]

Anônimo disse...

Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.

Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.

You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.

many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for paying the hosting and developement of the theme

wipindupt

Anônimo disse...

glucophage online pharmacyus licensed pharmacy viagra

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy discount levitra online[/url]

Anônimo disse...

Very intriguing website.

Affordable search engine optimization service including submissions and on-page optimization (sokmotoroptimering).
[url=http://www.smotop.se]Sokoptimering[/url]
http://www.smotop.se/sokmotoroptimeringskonsult.html

Anônimo disse...

Hey there all suitor members i m kunal from kolkata we are specialised in providing largeness emailing services no spam shit
nothing else send emails anywhere u want constant we are providing emails options to Craiglist Emails !!

OOH yeah i m high-mindedness u can email Craiglist @cl emails too with us !!

we dont have any spam policy u can send emails to anywhere u scarceness u can hype anything u like !

we are giving exlusive 95% inbox Gurantee with our every Plans !!

We are having all types of plans quest of every an individual pls visit at one time :- [url=http://www.inbox-mailer.com]Out Spot Inbox Mailer For more details ![/url]


best majority [url=http://www.associatedcontentnetwork.com]email[/url] employment,largest size email software,unsurpassed dedicated server,most desirable dedicated servers,subdue email bellow service,best email marketing,best email newsletter service,blast email serving,blast email services,blast emails,gust post,bulk e mail,magnitude e mail marketing
bulk e despatch software,enlargement email,volume email speak,bulk email addresses,mass email advertising,bulk email operation,largeness email applications,largeness email damn,enlargement email blasting,majority email broadcasting,bulk email struggle,mass email campaigns,bulk email client,bulk email club,mass email flock
magnitude email framer,enlargement email database,volume email transportation,bulk email direct,volume email counsel sender,size email apportionment,mass email extractor,bulk email fingerprint,mass email forum,size email freeware,size email friendly,enlargement email generator,mass email guidelines,volume email hosting,magnitude email internet marketing,magnitude email liber veritatis
volume [url=http://www.inbox-mailer.com]email listings[/url],bulk email lists,enlargement email letters,majority email mailer,majority email mailing,[url=http://www.inbox-mailer.com]bulk email mailing[/url] laundry list,volume email superintendence,bulk email manager,magnitude email marketing,bulk email marketing struggle,majority email marketing checking,mass email marketing services,majority email marketing software,magnitude email newsletter,magnitude email newsletters
majority email opt in,mass email program,volume email programs

We are giving 95% + Inbox Guranteed No joke can beating us !! Thanks a caboodle !

Anônimo disse...

sienna miller pictures, [url=http://community.bonniehunt.com/forum/topics/jim-wahlberg-and-mark-wahlberg]gi joe sienna miller[/url] actress sienna miller
gehjfrgghh

Anônimo disse...

if you guys essential to germane [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmacopoeia gain of generic drugs.
you can devitalize into uncover drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the best [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] main on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anônimo disse...

If you are a novice gambler you probably haven’t heard the term but professional bettors who earn their livelihood from sports betting use the method all the time taking advantage of the variance in odds from the opinions of the diverse number of bookmakers. Even though it sounds as if it is a no risk situation that may not always be the case and there some issues that can cause you to lose.

One key thing to remember when you are seeking out the best sports betting odds is that the best odds and the best sports bookmaker are not necessarily one and the same.
[url=http://www.pulsebet.com]football betting line[/url]
With this movement the United States has taken a different approach to online gambling. Whereas other countries are working with these services to regulate them, the United States is attempting to prohibit them once and for all. By doing this they are missing out on the ability to tax internet gambling instead of getting rid of it entirely. Conservative estimates have shown that taxing these services could make the government in upwards of $6 billion a year.

And finally, in the first article in this series I mentioned being honest with yourself, because one of the biggest lies I have found that a tremendous number of Bettors are guilty of is denying to themselves how many times their Base Bank has been busted! If you too are guilty of this, please remember that until you face up to the truth with the determination to do something about it, you can't expect to turn the situation round in your favour.

Anônimo disse...

However, the banking Internet sector has exploded in the past five years.

This banking Internet option has been very popular not only for customers who want to have some control over their account without having to go to the bank but for banks as well whose man hours have been freed up from performing simple tasks like balance inquiries, account transfers, and the like because the customer does it himself with banking Internet.

This is the truest form of banking Internet simply because these banks only exist online.

This is amazing and makes traveling a lot less stressful as well because with banking Internet you always know where your account stands.
[url=http://pcinternetbanking.com]Internet Banking[/url]
Times are changing, with the internet redefining the banking sector over the last five years. Do not be confused as it continues to develop, the many names it goes by all mean the same thing electronic, online and PC banking are all just synonyms traditional banking services provided through a secure internet portal.

The banks also benefit from a lesser need for staff due to the migration to internet banking where customers serve themselves.

The purest form on online banking is the virtual bank, where the only place they exist is in cyberspace.
[url=http://pcinternetbanking.com]Online Banking Features[/url]
Internet banking has revolutionalized banking with immediate global access to your bank accounts using a secure internet connection.

Anônimo disse...

wow guys! equal the latest freeing [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] games like roulette and slots !study loose the all trendy vacant [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games at the all trendy www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the cobweb! appropriate advantage of our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and bring available the bacon money.
you can also restraint other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos bonus[/url] . check out this new [url=http://www.place-a-bet.net/]online casino[/url].

Anônimo disse...

Make the brute with two backs casinos? authenticate this late-model [url=http://www.realcazinoz.com]free casino[/url] games. steer and get up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also discontinuation our lately [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] steer at http://freecasinogames2010.webs.com and increase the lead veritable fabulously misled !
another trendy [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele locality is www.ttittancasino.com , rather than of german gamblers, slip in well-wishing online casino bonus.

Anônimo disse...

excellent writing .

Anônimo disse...

SEO специалист. Обеспечиваю seo раскрутку сайта сайтов. Стоимость работы от 50 у.е. в месяц.



ICQ 625-466-909

SEO раскрутка сайта можно разделить на 2 части:
1) Внутренняя оптимизация - это работа с контентом ресурса; тексты, html-код, структура ресурса и тд.
Всё это необходимо привести в соответствие с требованиями релевантности поисковых систем.
2) Внешние факторы - это качество и количество ссылающихся ресурсов на Ваш сайт. Чем больше сайтов цитируют (ставят ссылки, рекомендуют) Ваш сайт, тем важнее он выглядит в глазах поисковой системы.
Важно, проводив SEO для сайта, не использовать запрещенные методы продвижения, иначе это может негативно сказаться на позициях вплоть до полного исключения сайта из индекса поисковой системы.

Вот, вкратце, из чего состоит SEO, как продвижение сайта. Это всё конечно поверхностно, потому как каждый из этих пунктов имеет множество этапов, нюансов и правил.

Особый пакет услуг SEO. Стоимость от 300 у.е.

Особый пакет услуг – это разовый комплекс работ над вашим сайтом, направленый на то, чтобы сделать его наиболее оптимизированным под поисковые системы. Приблизительные сроки выполнения - 4-6 недель.

Этап 1
Анализ SEO состояния сайта
Обзор сайта, планирование оптимизации и продвижения
Анализ сайтов "конкурентов"
Анализ и подбор ключевых слов
Оптимизация мета-данных (подбор ключевых слов, заголовков, описаний)
Оптимизация кода (первое предложение, тэги H1, жирный и курсив текст и т.д.)
Интегрирование системы для обмена ссылками

Этап 2
Создание карты сайта
Создание динамической RSS ленты новостей
Оптимизация ссылок (Search Engine Friendly URLs)
Проверка кода на соответствие стандартам W3C

Этап 3
Регистрация в поисковых системах и каталогах
Оптимизация контента