17 junho 2007

compós

relatar o clima da Compós deste ano em poucas linhas é difícil, pois foi um encontro excelente em todos os níveis. os professores e alunos da Universidade Tuiuti do Paraná foram extremamente gentis e eficientes. a Denize Araújo, coordenadora do programa de pós-graduação da UTP, está de parabéns por coordenar uma equipe tão bem entrosada. entre os professores, destaco Cláudia Quadros e Álvaro Larangeira, que estavam no GT de Jornalismo e foram de uma cortesia incrível.

a festa da sexta-feira foi um caso à parte. a DJ era pesquisadora da própria UTP, Adriana Amaral, a famosa Lady A. ela criou um blog colaborativo em que fomos selecionando as músicas da festa, e isso foi super divertido. não é todo dia que temos uma discotecagem feita por uma doutora da área, muito menos com músicas que ajudamos a escolher (isto daria uma bela pesquisa sobre cultura, espírito colaborativo e os usos do Youtube, piu piu). a festa no Jokers, um bar charmoso no centro histórico de Curitiba, bombou. a madrugada foi curta para tanta energia.

o trabalho no GT de Jornalismo foi excelente. o grupo foi extremamente interessado no debate. não houve autor que não tenha saído de lá com novas questões, com mais bibliografia, com novos cruzamentos possíveis para suas pesquisas. Alfredo Vizeu (UFPE) e Luciana Mielniczuk (UFSM) coordenaram o grupo com tranqüilidade e deram o tom da seriedade dos debates. Alfredo, que faz 50 anos nesta segunda-feira, ganhou presente e um cartão sacana assinado por todos. vai ficar para a história.

foi interessante contar, na platéia, com nomes históricos do GT que neste ano não apresentavam trabalhos mas que estavam lá para qualificar o debate, como Christa Berger, Ronaldo Henn e Luiz Martins da Silva. também foi muito legal ver o GT de Jornalismo agregando novos assistentes, como um grupo da UFRGS, entre os quais destaco o professor Flávio Porcello e os alunos da pós-graduação James Görgen, Reges Schwaab, Everton Cardoso e Laura Storch.

Fernando Resende, dono do meu coração teórico, apresentou um trabalho interessantíssimo sobre velamento e diferenças no discurso jornalístico. embora Fernando trabalhe com narrativas e eu trabalhe com análise do discurso, é sempre impressionante ver como convergimos nas dúvidas e no horizonte de pesquisa. Sylvia Moretzsohn trouxe um artigo instigante em que discute um conceito de Lukács, suspensão da cotidianidade, aplicado ao jornalismo. também José Afonso da Silva Júnior, que vem pesquisando as agências de notícias com consistência, trouxe um trabalho muito produtivo.

entre os novos autores que foram agregados ao GT este ano, destaco Letícia Matheus, que entrou com um trabalho e deve ter saído com outro, no que eu chamo de “a melhor das impertinências”: aquela em que você coloca algumas caraminholas em uma mente inteligente, e a mente inteligente, em vez de rejeitá-las, absorve tudo que pode para avançar em sua trajetória. Letícia está pesquisando a temporalidade no jornalismo, e se soltar suas amarras terá um belíssimo trabalho no final do doutorado.

todos os textos geraram debates acalorados. fiquei feliz de conhecer pessoas como Heitor Costa Lima da Rocha e Márcio de Souza Castilho, bem como de ver a mestranda da UFRGS Cristiane Lindemann apresentando tão bem seu primeiro trabalho em um grande congresso.

a noite de Curitiba foi muito bem aproveitada. vi o Grêmio perder para o Boca Juniors em um bar, bebendo saquê e dando risada com grandes amigos. fiz fofoca, ouvi declarações inusitadas e planejei pesquisas e viagens para as próximas três vidas. tudo assim, pintinhando, que afinal a vida não se faz apenas de artigos, debates e conceitos.

17 comentários:

Adriana Amaral disse...

hehheeh dá-lhe pinta!!!! acho q essa foi uma das melhores compós dos últimos tempos... :) muito obrigada pelos elogios, ficamos todos bem felizes. eu mais anda, ja q tinha uma grande responsa q era a tal da festa q todo mundo me cobrava ha meses em outros encontros. meu GT tb estava ótimo e produtivo e saí com mais uns 3 papers na cabeça... o difícil agora vai ser a saudade q td mundo deixou... bjao

raquel disse...

A Compós foi muito tri, mesmo. :D

Rosamaria disse...

parabéns, pinta, pra ti e toda turma por mais este sucesso!

bjim.

Anônimo disse...

Que alegria boa, pintinha!!!Adoro esse clima de troca de experiências e e essa festança de Congresso.

Reges Schwaab disse...

o clima geral foi excelente. por tudo isso eu já estou com saudades. que venha o próximo!

Kenia Maia disse...

olá,
fico devendo mais essa compós. quem sabe na próxima.
mas, pelo seu relato, deu uma invejazinha por estar ausente...
bjs

Anônimo disse...

Meu 'debut' na compós foi o máximo! Adorei o GT, adorei Curitiba, adorei o saquê... Que venham os próximos: cadeira cativa pra mim! ;)

Anônimo disse...

Legal, Neném! Bom ver seu social/professional/personal networking se alastrando assim.

Beijo,

Anônimo disse...

Pinta, legal ver que todo mundo se diverte nessa compós. Daqui uns anos espero participar do GT de cinema.

Abs

Graziana Fraga dos Santos disse...

que beleza!!!!
fez mais festa que eu que estava de anivers :D
beijocas

Ana disse...

Isso! Pintinhar, acima de tudo! O resto é consequência!

... E que a qualidade destes profissionais e destes encontros se reflita na imprensa! Que se abram espaço para a qualidade e seriedade! Precisamos muito disso!

Anônimo disse...

Certamente o encontro acrescentou mto ao intelecto de todos. Uma pena que eu tenha me "empanturrado" de founde (é assim q se escreve?) e acabei caindo na cama ao invés de ir na festa de encerramento. Tá, eu sei, não tem perdão :(
Valeu pelo elogiu, pintinha patife!
Nos vemos na sexta.
Beijinhos!

Anônimo disse...

Meu!
Que relato bacana: tudo em poucos segundos...é isso! Pá pum!
beijo

Telejornalismo Fabico disse...

*




pinta pilantra dá nisso: faz festa e ainda leva o título de melhor artigo do grupo de jornalismo.

resta saber se a banca vai cassar o prêmio quando souber que a fadinha verde e o samurai podem ter ajudado a concatenar as idéias.




*

TARCIO OLIVEIRA disse...

"Festa estranha com gente esquisita... [Renato Russo]"
-
:)
ahnn... jornalista é gente?

Reges Schwaab disse...

ah é?
sua sapequinha
olha... olha...

Chawca disse...

Parece que foi bem divertido....
E a idéia para a escolha das msucias foi ótima...