19 julho 2007

imagens

acabo de ver no UOL News as imagens das câmeras de Congonhas que monitoram a pista. são quatro câmeras. as imagens comparam um avião em pouso normal no dia 17, às 18h48min, e a aterrissagem do Airbus da TAM, apenas três minutos depois, às 18h51min. a diferença entre os dois é inegável. o avião da TAM pousa em altíssima velocidade.

todos os depoimentos de técnicos que li e ouvi dizem que, se o avião tivesse derrapado na pista por falta das famosas ranhuras, não teria seguido em linha reta. o Airbus da TAM foi em linha reta quase até o final da pista, quando começou a virar para a esquerda. a torre de controle ouviu um dos pilotos dizendo “vira, vira”, possivelmente imaginando que ainda haveria tempo e espaço para fazer a volta e terminar o pouso na pista lateral.

estas imagens são da Infraero. não foram manipuladas, como se pode perceber. o tempo está lá, correndo na tela, para os dois vôos que eles mostram. no final, na hora da batida, vemos um imenso clarão.

o que eu quero agora é isto: informação. pode ter sido falha do avião. pode ter sido falha do piloto. e certamente foi uma combinação de fatores, em que a velocidade parece decisiva. a Band News traz a gravação de conversa entre a torre e outros pilotos, sobre as condições da pista. um deles diz que vai pousar “mais adiante”. “cuidado para não tocar muito adiante, que a pista está escorregadia”, diz outro. “continua bem escorregadia, dando trabalho”, confirma um terceiro.

só existe um antídoto contra a leviandade: informação.

5 comentários:

Maroto disse...

putz, que coisa! É preciso uma investigação detalhada, saber a verdade é fundamental - mas também que isso não sirva para Congonhas continuar a tragédia que é, inclusive a pista sem ranhuras

Marcia disse...

Marotinha, aquele aeroporto precisa ser fechado para aviões grandes, deixar apenas os de médio porte. não adianta os caras dizerem que é "seguro". é seguro para quem? quem pousa lá sabe que vai dando um frio na espinha. e olha, nunca tenho medo na hora da decolagem, mas em Congonhas eu tenho. :(

também quero as ranhuras. eu quero as ranhuras às quais eu tenho direito!!! (espero que não me dêem um gato.)

Telejornalismo Fabico disse...

*



minha mestra!




*

Anônimo disse...

Marcia. O que eu mais odeio no Brasil é o disse que não disse. E você viu que o avião tinha quase se acidentando na véspera? E pra eles foi normal. O Brasil é absurdo!

Anônimo disse...

anseio por ler o que tens a dizer sobre os gestos de Marco Aurélio Garcia.