11 janeiro 2009

esquecer

o que você faz quando as lembranças invadem sua mente com tanta força, que mais parecem um trem descarrilado? e levam tudo pela frente, não importando se é pedra, se é água, se é gente?

Roland Barthes, em "Fragmentos de um discurso amoroso", diz que quem "não esquece de vez em quando morre por excesso, cansaço e tensão de memória". mas e se você quer esquecer para sempre? quando perguntarem "como foi que...?", você simplesmente poder dizer, sem mentir, "não lembro"? ou: "isto aconteceu comigo?".

6 comentários:

Penkala disse...

malditas. sempre lá quando menos as queremos, sempre escapando quando mais precisamos delas. malditas.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Acho que não dá pra esquecermos nada, completamente. Às vezes esquecemos, mas não é por que queremos. Não temos domínio sobre as lembranças. Podemos tentar, eventualmente, controlar o poder que essas lembranças têm sobre a gente. No meu caso, dormir ajuda, pelo menos parcialmente, a diminuir a influência que as lembranças têm sobre mim. É aquele velho chavão: "Nada como um dia após o outro, com uma noite no meio".

Anônimo disse...

Eu concordo com o Arnaldo: "nada como um dia após o outro com uma noite no meio". Afinal, só queremos espantar as lembranças ruins, né? E chega um ponto (que a gente não domina, muitas vezes) que a gente, ó, se depara com o esquecimento. Se não total, parcial... E mesmo lá, não incomodando tanto.

mimi aragón disse...

quer esquecer pra sempre, pintinha? compra um quarto todo rosa. rá!

Rosamaria disse...

já é possível esquecer, pintinha. olha só:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=22660&op=all

bjim.

Anônimo disse...

Peloamordedeus! Acho que uma delas estava com um ataque de ansiedade e queria comer...