02 janeiro 2009

eu odeio hífen

preciso confessar. não sentirei falta do trema (e agora, não ainda tem til? aconteceu alguma coisa com o til, gente?). trabalhei na Folha durante anos, e lá trema é regra morta há milênios. pois é, Arnaldo. eu sei, eu sei. respeito sua dor.

o que me irrita mesmo é o hífen (continua tendo chapeuzinho da vovó? e vovó? dúvidas, dúvidas. e nenhuma resposta. assim fica difícil. e difícil? melhor escrever complicado, néam? e... tá, chega). mas e o hífen, hein? você leva décadas para aprender mais ou menos a usar aquela porcaria, e os infames não acabam com ele. a quem eu preciso subornar para extinguir o hífen? help, please.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vi uma entrevista em que a senhora contava que Manteiro Lobato era contra qualquer regra de acentuaçao: dizia que acentuaçao é pra quem quer aprender a falar português. Se voce já fala, pra escrever faça o que quiser: use acênto apenas se achar bonitinho, trëmas e circunfléxos apenas se quiser ser charmoso. Usar ou não usar acentuação dá no mesmo. Pra quem fala portugues... Pôlemico, mas engraçãdinho!

Rosamaria disse...

É só pra complicar mais a vida da gente, neam???

Penkala disse...

medo tremendo de escrever minha tese agora. já pensou? além de tudo, ainda ter que colocar nas NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS?

vampaputa esses pentelhos. por que diabos ficam inventando isso, hein?

e o hífen, desgraçado. mal aprendi e agora tudo de novo? mo-r-ram todos.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Menina! Você quer extinguir (ou será extingüir?) mais coisas? eu quero é colocar mais regras. Eu adoro as frescurinhas da nossa língua.