22 fevereiro 2012

você está aqui

   
   (foto de Rudimar Baldissera, no inspirador Chile) 


você está aqui. sozinho. o mundo ao seu redor. um mundo que você nem sempre compreende. um mundo de imagens, sons e silêncios que você não sabe decifrar. às vezes não sabe, às vezes não quer. 


o mundo, logo abaixo de sua linha de visão. com todas aquelas pessoas que se movem. todos aqueles apartamentos cheios de vida, aquelas ruas e seus pequenos mercadores, aquelas esquinas e suas fumaças e suas buzinas e suas chuvas. o mundo que está lá, onde tudo se mistura, enquanto você permanece aqui. sozinho. 


você está aqui. observando. um pouco lembrando, um pouco entendendo, um pouco ruminando. disseram que nunca se deve ter um arrependimento, mas em que mundo isso seria humano? você se arrepende, sim, de palavras ditas e de desejos recolhidos. você gostaria de girar o planeta ao contrário uma meia dúzia de vezes. para dizer aquela coisinha que faltou. para retirar aquela coisinha que sobrou. 


você se observa enquanto observa o mundo. para quem olha, você parece distante. parece talvez orgulhoso, talvez vaidoso, talvez auto-suficiente. quem o vê, assim, tão cabeça de águia e corpo de dragão, talvez ignore suas turbulências, suas fragilidades e seus medos pueris. porque o homem vê o que pode ver, o que sua imaginação lhe permite ver. a percepção do homem é do tamanho de sua alma. 


você se observa nos reflexos de tantas vielas e tantos arbustos. se observa, gostando disso, execrando aquilo, formando um quadro tão fiel e tão imperfeito de si. imóvel, de seu lugar conquistado, você vê o mundo. vê os céus emborrascados, as facas que rasgam a pele, o vento que conta um alívio. vê as decepções que sacodem os ombros, as vitórias que enchem um hemisfério, os poemas que tanto se repetem.


o mundo é tão maior do que sua vista pode alcançar. você está no alto, com seu olhar de águia e suas pernas de dragão. quieto, soberano, quase imóvel. você já viu tanto e, agora, sabe tanto. sabe que sua jornada não pode ser vivida por qualquer outro. sabe que não se pode terceirizar a emoção, a angústia e o prazer de sua própria criação. você pode escolher as companhias da viagem. e são tantos os que, mesmo velhos, não aprendem a escolher os parceiros de viagem. mas você, que é águia e é dragão, você que tanto observa o mundo, você sabe. 


e, ao saber tanto de si e dos outros, você pode viver sua jornada. você, que é águia e é dragão.

5 comentários:

DaniellaDe disse...

Bonito!
"O amor é o eximir iniciante"

Ana disse...

Tão bom te ler!!
Beijooo!

Caco disse...

Lindo e tão humano!

João Luiz Pereira Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Luiz Pereira Tavares disse...

_________________________________________________
CROWDFUNDING & João o Milionário (a águia ou o dragão)
_________________________________________________

O PT não vive de projeto, mas de publicidade. A mídia do Petismo e a manipulação dos votantes via mitologia, pseudo-ideologia dita de esquerda e propaganda digital.

Crowdfunding para o PeTê... Seus satélites (PCdoB & PSOL)... & João, o milionário:

Dinheiro, seja “crowdfunding” pra Nossa deusa baranga Coração Valente© viajar de avião, apenas para a causa justa (como no ano passado, 2016, em que eu contribui para Nossa Querida Mãe Coração Valente©, de acordo com o pedido e ordem de Nosso Amado Chefe… Apelo feito pela TV).


Nunca daria meu dinheiro para outro partido, exceto o PT e seus satélites submissos. Meu dinheiro é apenas para minha religião, o PT.

Seguimos o PETISMO e seus dogmas verdadeiros, anti-alienação

(a saber: «casa grande & Senzala»; «Pronatec»; «mídia hegemônica»; «é gópi, é gópi, é gópi»; «ilegítimo [Temer]»; «midiota»; «20 milhões na classe média»; «fascista»; «sem crime de responsabilidade»; «velha mídia»; «coxinha»; ; «mídia hegemônica» [espécie de demoninho ou capetinha muito danoso a religião do Petismo]; «Rede Globo é golpista»; «PiG»; «Estados Unidos, o Império»; «mídia golpista» etc. etc. etc. etc. — esses são todos os nossos sábios dogmas!).


Esse dogma aqui, de todos, é dos melhores: «LUZ para todos» [rssss] etc. etc. etc. etc. etc.

Atenção:
Somos apenas petista, e amamos Nossa deusa Mãe, -- Mãe do PAC --, Coração Valente©, criada pelo João, o milionário, o Santana, mais conhecido no meio pelo apelido de O Feira. «O Feira» foi preso pela entidade do Mal, Sérgio MORO (do mal, de acordo com NOSSA RELIGIÃO do Petismo). Se Nossa religião falou que ele é do Mal, então ele é.


______

P.S.:

Enfim, nosso Amado Chefe é sim ilibado & inocente. Assim tem falado Nossa deusa Coração Valente©. Vamos crer em Coração Valente©.
Que tanto apareceu  na sagrada imagem em movimento em 2014.

Mas vamos rezar e orar para Nossa deusa Brega Coração Valente© e para o CORVO que fica sobre o ombro de Nossa deusa, que tudo vai dar certo. Ela voltando, por ser uma deusa baranga e poderosa, tudo iria mudar para a perfeição e pureza Petista e grandeza verdadeira do Brasil. Amém. Amém. Amém.

Façamos tudo também para a volta de  Nosso Amado Chefe Ilibado e Inocente.
O «Nunca-antes-nesse-país» é puro e santo, de-voto de Nossa Inocenta Mãe, a Nossa deusa Coração Valente©.
Nosso Chefe é certamente sábio, inocente, santo, puro, inteligente, anti-máfia, bom, o melhor e cabeção.

OBS.:
Nesse momento ela, a Coração Valente©, está na Itália. Honeeeeeesta. Que sábia, 'tá na Itália fazendo MAGIAS NO VESÚVIO* (2017).

Att.,
JL


"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária e demagógica formará um público tão vil como ela mesma". Pulitzer.

*[Maga Patalójika].